terça-feira, 17 de abril de 2012

Uma lição de amor - Dr. Marcelo dos Santos Clemente


Domingo passado (15/04/12) a TV Record exibiu o especial “Dr. Marcelo – Diário do Inferno”,   de Marco Aurélio Mello e Gustavo Costa . Trata-se de um surpreendente documentário realizado antes da “limpeza urbana” promovida pela Prefeitura naquela região. Deve ser visto não só por aqueles que já realizam trabalhos junto a população em situação de rua, mas por toda a sociedade. É preciso conhecer melhor a realidade para buscar as soluções. 

É um relato de dor e de angústia de seres jogados em vida no inferno da Cracolândia -  produzido a partir do trabalho realizado pelo do jovem médico Marcelo dos Santos Clemente no centro de São Paulo entre agosto de 2010 e abril de 2011. É ao mesmo tempo uma história de amor, amor ao seu semelhante. 
Programas de atendimento ao morador de rua e/ou ao dependente químico existem (ao ler o site da Prefeitura tudo parece funcionar muito bem), porém o que os tornam efetivos são as pessoas que trabalham neles. Citando um “best seller” atualmente em voga, “uma criança é protegida porque é amada, não porque ela tem direito de ser protegida”. É preciso amar o ser humano para estender a mão a um estranho viciado em crack. É a lição do Dr. Marcelo.

Depois que a Cracolândia se espalhou pela cidade não podemos esquecer que os traficantes também se espalharam ampliando seu raio de ação. Hoje muitas outras regiões da cidade tornaram-se vulneráveis e a cada dia surgem novos focos de consumo dessa droga. A região do Glicério já se assemelha muito à antiga Cracolândia.

Quem sabe a divulgação deste documentário possa mobilizar não só que os já estendem a mão a esses seres, mas às entidades e igrejas, e que juntamente com o poder público possam dar um passo à frente na solução deste difícil problema.

Nenhum comentário: