domingo, 21 de fevereiro de 2010

Dra. Zilda Arns

(25/ago/1938 - 12/jan/2010)
Antes de retomar os posts neste blog eu não poderia deixar de prestar a minha homenagem à Dra. Zilda Arns. Médica pediatra e sanitarista, fundou a Pastoral da Criança em 1983. Ensinou às mães noções básicas de higiene, a importância do exame pré-natal, e com soluções muito simples e baratas como o soro caseiro (água, sal e açúcar) e a multimistura (feito de farelos de alimentos da região) combateu a desnutrição e alcançou índices impressionantes na redução da mortalidade infantil no Brasil. Inspirada no evangelho da multiplicação dos pães, Dra. Zilda buscou a multiplicação do conhecimento através do trabalho voluntário e na formação de agentes de saúde em cada canto deste país onde exista uma criança carente.
Num momento em que se questiona o elevado custo da burocracia das ONGs, Dra Zilda provou que pode-se fazer muito com muito pouco; basta um pouco de generosidade, uma dose de conhecimento técnico e uma grande vontade de construir um mundo melhor. Foi para mim a grande fonte inspiradora para iniciar um trabalho social ao demonstrar que não é preciso grandes verbas nem grandes estruturas para fazer algo significativo e útil para a sociedade (mas é preciso começar).
Outro motivo que me fez dedicar este espaço a Dra. Zilda foi constatar que muita gente, principalmente os mais jovens não conheciam o conteúdo e a importância de seu trabalho na construção deste país. Numa era de celebridades instantâneas, é triste saber que não fosse a tragédia de Haiti muita gente continuaria sem conhecer essa grande brasileira chamada Zilda Arns.

Nenhum comentário: